Como as macrofibras de polipropileno agem no concreto?

As macrofibras de polipropileno possuem uma enorme resistência à tração e dureza. Quando são adicionadas ao concreto, elas aumentam a força de resistência ao tração desenvolvida após a fissuração. Este é o principal benefício que as macrofibras proporcionam.

A adição de macrofibras no concreto elimina a necessidade de armaduras de aço, já que impedem que as tensões se desenvolvam em grande escala quando possuem interface com o meio elástico (pisos e pavimentos de concreto apoiados sobre solo, revestimento de túneis, etc.) Elas também aumentam a resistência ao impacto e à abrasão, reduzem os custos de mão de obra e de material-solução e anulam a necessidade de outros tratamentos custosos como à jateada com areia.

As macrofibras também aumentam a ductilidade do concreto, evitando que se forme fissuras profundas e estendidas. Além disso, a dispersão das fibras no concreto antecipa as fissuras que eventualmente se desenvolvem no concreto, evitando assim que taques e sulcos excessivos possam separar as partes coladas do substrato.

Por tudo isso, concluímos que as macrofibras de polipropileno são essenciais na melhoria da resistência mecânica do concreto. Elas oferecem resistência ao tração, maior vida útil, maior portabilidade, economia de custos, maior resistência ao impacto e ainda, sua adição não causa aumento no volume ou alteração no comportamento químico do concreto. O uso adequado das macrofibras de polipropileno nos permite construir soluções de engenharia de ponta para obras estruturais e edificações.