Macrofibras para controle de fissuração na retração?

As macrofibras agem como controle de fissuração na fase de retração do concreto e além da sua função de ser reforço estrutural do concreto, as macrofibras, na fase endurecida do concreto (após 14 dias de endurecimento), apresentam ganho de resistência à fissuração, pois nessa fase as macrofibras estão suficientemente ancoradas na matriz do concreto.

Na fase plástica do concreto, as macrofibras sintéticas estruturais não conseguem agir como controle de retração e para isso são necessárias as microfibras de Polipropileno ou a fibra de vidro AR (extremamente importante que seja Álcali Resistente, já que o concreto é alcalino e desgasta as substâncias que não possuem proteção contra os álcalis).

Tanto as microfibras quanto as fibras de vidro podem ser adicionadas junto com as macrofibras no concreto, de modo que não se altera a trabalhabilidade. Para garantir o controle de fissuração na fase plástica do concreto (até 24 horas de endurecimento), utilizasse as microfibras, como a fibra de vidro AR, podendo ser adicionada no concreto junto com as macrofibras, sem alterar a trabalhabilidade.

Deixe um comentário